• VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show

Esta página foi elaborada com o objetivo de informar e esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a energia fotovoltaica. Recomendamos, entretanto que, os projetos e instalação de energia solar sejam sempre elaborados por profissionais qualificados.

  • O que é a energia fotovoltaica?
  • O que sãopainéis monocristalinos?
  • Qual é contributo de um sistema solar para a proteção do ambiente?
  • O que significam os certificados IEC 61215 + 61646?
  • O que significa tensão de funcionamento / tensão Mpp?
  • O que significa STC?
  • O que significa desempenho do painel?
  • O que significa garantia de desempenho?
  • O que significa tolerãncia de desempenho?
  • Devo fazer um seguro para o menu sistema?
  • Será que um raio pode destruir o sistema?
  • A queda de granizo poderá destruir os módulos?
  • O sistema fotovoltaico tem que ser limpo regularmente?
  • O sistema fotovoltaico requer manutenção?
  • Quantos anos é que dura o sistema fotovotaico?
  • O que se passa quanto o cé está encoberto?
  • Vale a pena fazer com que os painéis sigma a direção do sol?
  • Como é que posso fixar um sistema solar no edificio?
  • Quando é que uma casa está adequada a receber um sistema solar?
  • Onde é que o inversor deverá ser montado?
  • Como é que funciona a seperação automática da rede quando o fornecedor de energia interrompe a sua rede?
  • Como é que a corrente é alimentada na rede pública?
  • O que significa kWp?
  • Quanto é que me pode render o meu sistema por ano?
  • Qual o desempeho de um célula solar?
  • O que sao painéis amorfos e microamorfos?
  • O que sao cristais policristalinos?

 

O que é a energia fotovoltaica?

Fotovoltaico (foto = Luz, Volt = unidade de tensão elétrica) é o termo específico para corrente produzida a partir da radiação solar. O que significa que a energia do sol é transformada em tensão elétrica. O silício é o elemento de base de uma célula solar, é fundido a partir de areia, um material ilimitado e de grande abundância. O silício é apenas condutor sob a condição de radiação solar. O lado superior das células solares é pulverizado com fósforo e o lado inferior com boro. O lado superior tem 5 eletrões e o lado inferior 3 eletrões. Os eletrões tentam atingir um equilíbrio (cada um dos 4 eletrões) Como o silício tem 4 eletrões, este serve de meio de transporte (semi-condutor).

O que são painéis monocristalinos?

Atualmente, as células monocristalinas têm o maior desempenho (até 17,5 %, em laboratório até 25 %) de todos os módulos fotovoltaicos e uma durabilidade superior a 30 anos. Como o próprio nome indica, compõe-se de uma célula de um só cristal: Graças à orientação exata da estrutura do cristal numa determinada direção, torna-se possível atingir este elevado desempenho. Isto significa também gastos muito maiores no fabrico, o que explica o facto de serem de longe os painéis mais caros.

Qual é o contributo de um sistema solar para a proteção do ambiente?

Um sistema solar produz energia, reduzindo-se assim o recurso a energias convencionais com base no petróleo, no gás, no carvão ou no urânio. A poluição atmosférica devido às emissões de Co2 é assim reduzida (isto só não se aplica à energia atómica). Evitam-se ainda as poluições com origem no transporte, na obtenção e na preparação das matérias-primas ou no armazenamento final dos portadores energéticos gastos.

O que significam os certificados IEC 61215 + IEC 61646?

No caso de um painel estar certificado segundo as normas IEC 61215 (cristalino) ou IEC 61646 (película fina), trata-se de um símbolo de qualidade em relação aos aspetos da estabilidade mecânica e do respeito dos parâmetros elétricos.

O que significa tensão de funcionamento / tensão Mpp?

Indicação do valor de tensão como qual o maior rendimento pode ser transmitido sob as condições de teste standard (STC). O ponto de potência máxima de um painel é denominado ponto Mpp. (Maximum Power Point).

O que significa STC?

STC= Standard-Test-Conditions (condições de teste standard). Para poder comparar os rendimentos de diferentes módulos, recorre-se às mesmas condições de teste. Radiação 1000W/m²; Temperatura 25 Graus Celsius e AM 1,5 (AM=Air Mass; esta indicação quantifica a espessura da camada de ar. No equador a massa de ar é de AM=1 e na Europa cerca de 1,5). A sensibilidade das células solares altera-se segundo a composição da luz espetral.

O que significa desempenho do painel?

Indicação da proporção de rendimento transmitido em relação ao rendimento da radiação de um painel tendo em conta a sua superfície.

O que significa garantia de desempenho?

Indicação do desvio máximo autorizado da potência nominal depois de 10, 20 ou 25 anos de funcionamento.

O que significa tolerância de desempenho?

Indicação do desvio máximo em relação à potência nominal.

Devo fazer um seguro para o meu sistema?

Recomendamos que faça um seguro contra danos provocados por intempéries (tempestade, granizo, etc.) Dependendo do acordo estabelecido com a sua seguradora, a maior parte dos seguros de edifícios já cobrem estes danos. Os seguros contra todos os riscos incluindo furto, queda de raio, sobretensão, quebra de rendimento e proporcionam uma proteção mais elevada. Existe a possibilidade de instalar proteções antirroubo no nosso sistema de montagem Intersol.

Será que um raio pode destruir o sistema?

Sim. A queda direta de um raio pode destruir o sistema. No entanto, o sistema de energia solar não aumenta a probabilidade de ser atingido diretamente por um raio. O mais provável é que o sistema de energia solar seja induzido uma sobretensão devido à queda de um raio perto. Estas sobretensões podem destruir o sistema. Por esta razão, os inversores vêm equipados com derivadores de sobretensão integrados.

A queda de granizo poderá destruir os módulos?

Em geral os módulos estão muito bem protegidos contra o granizo. O vidro especial utilizado é endurecido e o módulo foi submetido a tiros de bolas de gelo durante a fase de teste. Estes testes foram realizados segundo a norma IEC com bolas de gelo com 12,5 mm a 75 mm de diâmetro. A velocidade máx. do impacto foi de 140 km/h. A probabilidade de que os módulos sejam danificados por queda de granizo é relativamente baixa.

O sistema fotovoltaico tem que ser limpo regularmente?

Ainda bem que não! No nosso país, a limpeza necessária para o funcionamento é efetuada pela chuva. Existem no entanto zonas com muita poluição (áreas industriais) em que uma limpeza em intervalos de tempo muito espaçados possa ser necessária.

O sistema fotovoltaico requer manutenção?

De uma forma geral, os sistemas fotovoltaicos requerem muito pouca manutenção. Recomenda-se a verificação dos valores de rendimento através de controlos regulares do contador de alimentação ou de um balanço com o computador/ logger de dados de modo a evitar eventuais paragens do sistema.

Quantos anos é que dura o sistema fotovoltaico?

Os painéis solares têm uma garantia de desempenho de 25 anos. Os inversores têm uma garantia de funcionamento de 5 anos, podendo esta garantia ser prolongada até 10 anos. De uma forma geral, pode-se contar com uma durabilidade de 30 a 35 anos.

O que se passa quanto o céu está encoberto?

Os painéis fotovoltaicos não utilizam apenas a luz solar direta que só existe com céu claro mas também aproveita a chamada luz difusa das nuvens. É bastante simples: Quando mais claro achar que o tempo está lá fora, maior será o rendimento dos módulos, quer se veja o sol diretamente ou não.

Vale a pena fazer com que os painéis sigam a direção do sol?

Sim, o seguimento do sistema fotovoltaico pode trazer uma receita adicional até 45%. Oferecemos dois sistemas de seguimento de 2 eixos que se orientam segundo o sol. Em dias cinzentos, a superfície do módulo fica plana para poder receber a maior quantidade possível de luz difusa.

Como é que posso fixar um sistema solar no edifício?

Os seguintes modos de montagem são possíveis:

  1. Montagem sobre o telhado
  2. Montagem integrado no telhado
  3. Montagem no solo
  4. Montagem na fachada

Quando é que uma casa está adequada a receber um sistema solar?

Basicamente, quase todos os edifícios estão adequados a um sistema fotovoltaico. É necessário uma superfície no telhado ou na fachada, virada para Sul, Leste ou Oeste. Uma superfície virada para Sul com cerca de 30° de inclinação oferece um ótimo rendimento. Um desvio para Sudoeste/Sudeste ou inclinações entre 25° e 60° apenas reduzem um pouco a receita energética. Dever-se-á evitar as zonas de sombras devido a árvores e a casas vizinhas.

Onde é que o inversor deverá ser montado?

O inversor deverá ser instalado num local fresco com poucas variações de temperatura. Um sotão ou uma cave frescos são ideias. O calor é nocivo para o inversor.

Como é que funciona a separação automática da rede quando o fornecedor de energia interrompe a sua rede?

Um dispositivo automático está integrado nos inversores. O chamado sistema ENS corta a alimentação em muito pouco tempo quando a rede é interrompida.

Como é que a corrente é alimentada na rede pública?

Os sistemas de contagem têm um contador adicional. Ainda existe um campo livre no dispositivo de contagem, podendo este ser utilizado de comum acordo com o fornecedor de eletricidade. De resto, instalou-se um pequeno contador adicional.

O que significa kWp?

kWp significa Kilowatt-Peak (em inglês: Peak = pico), trata-se da unidade para desempenho de topo de um gerador FV sob condições de teste standard.

Quanto é que me pode render o meu sistema por ano?

A resposta a esta pergunta depende naturalmente em grande parte das condições específicas, orientação do sistema (Sul?); inclinação do sistema, (qual é a inclinação do telhado); valores de radiação no local e por fim do tempo. Os seguintes valores podem ser utilizados para um planeamento por alto: 800-900 kWh por ano por cada kWp de potência instalada.

Qual o desempenho de um célula solar?

Cada célula solar com 10 x 10 cm produz cerca de 0,5 Volt de tensão e 2,4 A de corrente com luz solar total. Isto corresponde a cerca de 1,2 Watt de rendimento. Com estes valores, sobretudo graças à reduzida tensão, não é possível fazer muita coisa. Por isso é que se liga normalmente várias células solares umas às outras (em fiadas) empacotando-as depois entre placas de vidro ou de plástico de forma a melhor proteger as células das intempéries. Atribui-se ao todo o termo de painel solar fotovoltaico. Um painel transmite valores de corrente e de tensão que já permitem várias aplicações. Muito frequentes são os painéis de 36 células como também os grandes painéis até 2,5 m2 de superfície. Num dia de céu limpo, o sol irradia no nosso país cerca de 1000 Watt por m². 1000 Watt corresponde por exemplo ao desempenho de uma boca de fogão de tamanho médio. Um módulo de 1 m² fornece cerca de 120 Watt sob estas condições. A unidade de base de um sistema fotovoltaico é o painel, dentro do qual um determinado número de células solares estão conectadas eletricamente. Vários painéis estão ligados ao gerador. A corrente contínua produzida pelas células solares é conduzida até ao inversor através das linhas em corrente contínua. Este aparelho transforma a corrente contínua em corrente alterna que nos sistemas FV ligados à rede passa a ser alimentada na rede pública de eletricidade. No caso de um sistema isolado a corrente solar, é armazenada em baterias ou acumuladores sendo utilizada mais tarde.

O que são painéis amorfos e microamorfos?

Os painéis amorfos ou também microamorfos são painéis em que a fase de plasma foi vaporizada sobre vidro float sendo constituídos por silício. A utilização de material no silício consumido durante a fase de fabrico é apenas de cerca de 1% em relação aos painéis convencionais. Estes painéis são assim mais económicos, no entanto o desempenho é mais baixo do que nos painéis produzidos de modo convencional. A maior vantagem é que os painéis amorfos / microamorfos entram bem mais facilmente em ação. Isto significa que se conseguem boas receitas de energia mesmo em condições de luz difusa (amanhecer e pôr do sol assim como céu cinzento).

O que são cristais policristalinos?

Os painéis policristalinos, também chamados multicristalinos têm uma boa relação qualidade/preço, devido aos métodos de fabrico que são mais económicos. O silício semicondutor puro é fundido na zona de supressão sob um vidro de proteção e vertido em conquilhas nas quais se solidifica com um aumento de temperatura. Os blocos multicristalinos são cortados em barras com base de célula quadrada com finíssimas serras. As barras são divididas e limpas em placas de silício multicristalino com 0,45 mm de espessura com serras de corte interior. Este produto intermédio é também chamado wafer.

Energia Solar

4 Argumentos para você usar !!!

  • Com Energia solar você economiza dinheiro!

    Cuidamos de toda instalação para você, após  a aquisição do sistema solar a energia do sol começa a se pagar mês a mês se tornando de graça,e depois de um período de tempo, você não precisará se preocupar mais com as despesas  de conta de luz.
    Ela será de graça para sua família..

  • 100% Limpo e Renovável

    Ele ajuda a proteger o meio ambiente , porque é limpa, sustentável e renovável , ao contrário do petróleo, gás e carvão.

  • Pouca ou nenhuma manutenção

    Sistemas de energia solar são , principalmente, livre de manutenção e duram décadas. Não há custos incorridos uma vez que os sistemas estão instalados e de painéis solares pode ser mais facilmente adicionadas no futuro, se necessário.

  • É independente

    Um sistema de energia solar pode operar de forma independente , sem qualquer ligação a uma rede de gás ou energia. Os sistemas podem , portanto, ser instalado em áreas remotas e locais ou mesmo em cabanas de madeira de férias.

Adquira a sua própria Usina de Energia Limpa

Em breve vídeos ilustrativos

Comece Agora!