• VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show

INFORMATIVO - SISTEMAS CONECTADOS À REDE (Grid Tie):

O que é?

É a produção de energia elétrica utilizando energia solar, ou seja, painéis fotovoltaicos conectados diretamente à rede de distribuição convencional, assim as edificações que além de consumidoras, passam a produzir parte da energia necessária ao seu consumo (co-geração).

Dependendo da configuração instalada e da capacidade de geração do sistema e do contrato firmado com a empresa distribuidora de eletricidade, essa energia é utilizada na edificação e o excedente pode ser entregue à rede de distribuição.

A geração distribuida conta com uma configuração diferente da que conhecemos atualmente (painéis, controladores de carga, baterias e inversores CC-CA), por ser conectada diretamente à rede elétrica, dispensa a necessidade do uso de controladores de carga e baterias, assim, é composto apenas pelos painéis fotovoltaicos e um inversor de especial CC-CA, o inversor é portanto, um equipamento que deve ser instalado entre o sistema gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento à rede.

Vantagens na utilização:

- A energia é produzida junto à carga, diminuindo as perdas na rede de transmissão e distribuição;
- A produção de energia elétrica ocupa um espaço já utilizado, uma vez que está integrada a edificação (painéis são instalados geralmente nos telhados das edificações);
- Existe a coincidência de consumo, onde em determinados lugares, a maior utilização de energia ocorre no horário de produção dos painéis;
- Sobre o ponto de vista ambiental, o sistema permite o aumento da oferta de energia de forma limpa, segura e sem a necessidade de áreas vazias;
- É uma fonte de energia elétrica inesgotável, disponível em todos os locais, produz energia limpa, renovável e silenciosa, sem emitir poluição;
- A modularidade dos sistemas fotovoltaicos permite a instalação de sistemas pequenos e futura expansão conforme haja necessidade;

Essa modalidade de energia é uma realidade que cresce em diversos países e se consolida como uma forma limpa de se produzir eletricidade. No Brasil, contamos com a Resolução Normativa nº 482, de 17 de Abril de 2012 da ANEEL 

Veja de forma simples:

 

1 – A matriz de painéis solares é composta por um conjunto de painéis solares, conectados em série e em paralelo. Quanto maior for a matriz, maior é a capacidade de produção de energia elétrica. O Painel Fotovoltaico capta a luz do Sol e a converte em energia elétrica. (Corrente Continua)

2 – Inversor:  converte a corrente e equaliza a frequência, tensão e amperagem com a da rede elétrica. A energia equalizada é idêntica a da rede elétrica.

3 – Quadro de distribuição: A energia, em corrente alternada, passa pelo quadro de distribuição que distribui a energia elétrica para a fábrica. 

4 – Rede elétrica: O excesso de energia gerada durante o dia vai para a rede elétrica, “girando o relógio de luz ao contrário”, criando um crédito de energia para o proprietário do sistema. Esse crédito pode ser usado para abater o consumo durante a noite e/ou dos próximos meses.

Energia Solar

4 Argumentos para você usar !!!

  • Com Energia solar você economiza dinheiro!

    Cuidamos de toda instalação para você, após  a aquisição do sistema solar a energia do sol começa a se pagar mês a mês se tornando de graça,e depois de um período de tempo, você não precisará se preocupar mais com as despesas  de conta de luz.
    Ela será de graça para sua família..

  • 100% Limpo e Renovável

    Ele ajuda a proteger o meio ambiente , porque é limpa, sustentável e renovável , ao contrário do petróleo, gás e carvão.

  • Pouca ou nenhuma manutenção

    Sistemas de energia solar são , principalmente, livre de manutenção e duram décadas. Não há custos incorridos uma vez que os sistemas estão instalados e de painéis solares pode ser mais facilmente adicionadas no futuro, se necessário.

  • É independente

    Um sistema de energia solar pode operar de forma independente , sem qualquer ligação a uma rede de gás ou energia. Os sistemas podem , portanto, ser instalado em áreas remotas e locais ou mesmo em cabanas de madeira de férias.

Adquira a sua própria Usina de Energia Limpa

Em breve vídeos ilustrativos

Comece Agora!